O artigo foi devolvido! Devo reabrir a encomenda ou mantê-la fechada?
Desafios e dificuldades, o que fazer perante estes contratempos? Geralmente, queremos que as situações sejam fáceis e simples. Por exemplo, na área das vendas é incrivelmente satisfatório quando uma venda é bem-sucedida. Quando o cliente recebe uma proposta de preço, é feita uma encomenda correspondente, a mercadoria é enviada e é emitida uma fatura. Tarefa simples! Porém, às vezes, os bens são devolvidos por qualquer motivo. Em casos como este é criado um documento de devolução, no entanto, o que acontece com a encomenda inicial? Devo fechá-la agora que a transação foi encerrada? Ou devo reabri-la? Para cada complicação existe uma solução SAP Business One que lhe permite escolher como lidar com este tipo de cenários complexos.
De acordo com imagem, geralmente, a opção presente não é selecionada, portanto, quando cria um documento de devolução de mercadorias baseado na ordem de venda ou compra, ou quando cria uma nota de crédito com base numa fatura, a ordem de venda ou de compra permanecerá na opção “Fechado”. Com a opção de reabertura do documento original sempre for criada uma devolução de mercadoria de venda ou de compra a encomenda original é reaberta automaticamente de forma a continuar o processo de venda ou compra.
Dependendo do seu negócio e do nível de flexibilidade exigido, é possível escolher essa alteração de estado da ordem, aparecendo sempre a opção “Sem confirmação do usuário”, selecionada ou não, o sistema irá enviar-lhe uma mensagem confirmando sempre a sua decisão final. Esta funcionalidade está disponível na Ordem de Venda e Ordem de Compra.
Disponível no SAP Business One, versão para SAP HANA e SAP Business One.
Escrito por Ari Shapira | Linkedin